Choque Anafilático

O choque anafilático, ou anafilaxia, é uma reação alérgica, de hipersensibilidade imediata e severa, que afeta o corpo todo. A sua manifestação mais grave é quando provoca inchaço e obstrução de vias aéreas superiores e/ou hipotensão, que pode ser fatal. A falta de ar pode ser fatal, a menos que o indivíduo receba o tratamento de emergência prontamente.


 Tratamento


O paciente com sintomas de choque anafilático deve ser levado imediatamente para o hospital mais próximo para receber atendimento, pois, ele corre o risco de morte.
Ao chegar no hospital, o paciente recebe um tratamento à base se adrenalina e corticoides.
O tratamento inicial para o choque anafilático é uma injeção intravenosa de adrenalina de 0.3 a 0.5mg, que pode ser repetida a cada 3 a 5 minutos e oferecer oxigênio ao indivíduo, por meio de uma máscara. Se a garganta estiver fechada e impedir a passagem do ar, é necessário realizar uma cricotireotomia, que é um procedimento cirúrgico para manter a respiração, a oxigenação e a integridade cerebral, até que a situação seja normalizada. Após a resolução dos sinais e sintomas é importante observar o paciente por 4-6 horas. Já nos casos severos e refratários, é importante observar de 10-24 horas. 

Os sinais e sintomas

choque anafilático podem ser: Dificuldade em respirar Sudorese Pele pálida e fria Pulso rápido Chiado ao respirar Coceira Vermelhidão pelo corpo Confusão mental Inconsciência Colapso vascular Incontinências Vômito Dor abdominal 

Causas do choque anafilático

Algumas possíveis causas do choque anafilático são os medicamentos, veneno de inseto e determinados alimentos que causam alergia no indivíduo como o ovo, por exemplo. Porque ocorre o choque anafilático O choque anafilático acontece quando um indivíduo entra em contato com algum agente (antígeno) que excite demais o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada, chamada de reação de hipersensibilidade de seu organismo produzindo os sinais e sintomas da anafilaxia num período curto após a exposição ao alérgeno.

Prevenção do choque anafilático

A prevenção é fundamental para evitar a anafilaxia. Se você é alérgico a algum alimento, leia bem o rótulo dos produtos que você consome para ter certeza de que eles não contém nenhum ingrediente que possa provocar alergia. Quanto à picadas de insetos, proteja-se quando for viajar usando repelentes no corpo e nos cabelos, evite também o uso de perfumes muito doces que atraem insetos. Para as pessoas que já sofreram um choque anafilático, é recomendado portar uma pulseira com identificação da doença, isso pode ajudar o médico a identificar o problema caso a pessoa esteja inconsciente.

 

Vídeo

 

  Doenças

Choque anafilático

O choque anafilático, ou anafilaxia, é uma reação alérgica, de hipersensibilidade imediata e severa, que afeta o corpo todo. A sua manifestação mais grave é quando provoca inchaço e obstrução de vias aéreas superiores e/ou hipotensão, que pode ser fatal. A falta de ar pode ser fatal, a menos que o indivíduo receba o tratamento de emergência prontamente.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.